STF estende prazo de investigação sobre aquisições do Banco Master

Dias Toffoli decide por mais 60 dias de apurações no caso envolvendo BRB e Banco Master

17/01/2026 às 10:21
Por: Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, prorrogou por mais 60 dias as investigações relativas ao inquérito 5026, que está em sigilo no Distrito Federal. Esse inquérito examina irregularidades na aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), após solicitação da Polícia Federal (PF), responsável pela apuração.

 

Toffoli também ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) seja notificada sobre a continuidade do inquérito.

 

As investigações da Polícia Federal indicam que o esquema de desvios no banco poderia atingir 12 bilhões de reais, através da emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) sem lastro. O Banco Master prometeu aos clientes retornos de até 40% acima da taxa básica do mercado.

 

A possibilidade de envolvimento dos dirigentes do BRB no esquema é outro foco da investigação. Em março do ano anterior, o BRB anunciou a aquisição do Master. A operação contou com o aval do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, mas foi interrompida pelo Banco Central (BC) devido às irregularidades constatadas nos documentos apresentados pelo Master para garantir a solidez de sua carteira.

 

"Posto isso, considero que as razões apontadas para prorrogação, por mais 60 (sessenta) dias, devem ser deferidas. Intime-se a Procuradoria-Geral da República", afirmou Toffoli no despacho.

 

No último dia 14, a Polícia Federal lançou uma nova fase da Operação Compliance Zero para examinar, novamente, as operações do Banco Master, de propriedade do empresário Daniel Vorcaro.

 

As infrações investigadas incluem organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. Entre as medidas tomadas estão o sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam 5,7 bilhões de reais.

© Copyright 2025 - Notícias de Salvador - Todos os direitos reservados